segunda-feira, 7 de maio de 2007

Mar Morto - nº 2 (Abril de 1989)


Esta é a sequência da paginação do nº 2 do fanzine Mar Morto, de 1989. Os desenhos foram recolhidos e montados por mim, a edição em fotocópia foi para aí de 10 exemplares, se tanto. O mais certo é não restar nenhum. Guardo esta maquete original, amarelecida pelos anos, juntamente com as dos números Zero e Um que publicarei aqui em devido tempo.
Noutro post explicarei melhor o que era este (e outros) fanzine(s) e que raio de impulso abstruso me impelia (nos impelia) a fazer estas coisas estranhas. Para já fica a lista dos participantes seguindo a ordem da paginação.
Capa com ilustração de Mariano, insígne artista viseense cuja obra, um dia, será venerada como merece.
Páginas 2-3 de José da Fonseca, o JO-ZÉI F. do http://postaodesenho.blogspot.com/ um desenhador extraordinário!
Páginas 4-5 pequena e estranha BD do Mariano (que detestava BD) sobre a "movida" viseense da época. O texto é muito pequeno mas merece ser lido. Clicando sobre a imagem penso que se obtém uma maior.
Páginas 6-7 A página 6 tem uma ilustração de Gach (o Pedro Morgado dos Carapau Staline) um dos grandes entusiastas do "fenómeno" dos fanzines e profíquo produtor de títulos deste género artístico. Na página 7 uma montagem com um desenho do Fonte Santa. O táxi da Mental City...
Páginas 8-9 A página 8 tem um desenho do Jonas (grande mentor dos Carapau Staline e de outras enormidades das artes do palco nas quais destaco O Olho, grupo teatral que muito agitou a cena almadense nos dourados anos 90). Na 9 um texto meu com ilustração do Mariano.
Páginas 10-11 (centrais) Dois desenhos do Fonte Santa (improvável mas inexcedível vocalista dos Carapau Staline) no seu inconfundível estilo, montados sobre colagem de textos retirados de jornais da época.
Páginas 12-13 Primeiro momento poético. Poema de José Xavier de Sena (pseudónimo) ilustrado com desenho de Silvares (que sou eu).
Páginas 14-15 Texto de Raquel da Silva (pseudónimo de... não digo de quem) ilustrado por um tal de Silvares. Na página 15 desenho assinado por Silvestre que é pseudónimo de um tal de... adivinhaste quem?
Páginas 16-17 Únicas páginas verdadeiramente assinadas por Silvares. Era vontade do "fanzineiro" de serviço dar a impressão de haver mais colaboradores do que os que na realidade havia. Não me lembro bem porquê.
Páginas 18-19 Na página 18 segundo momento poético da autoria dos mesmos que fizeram a página 13. Na 19 Gach volta a atacar com Mental Radio.
Contracapa Repete a capa do número anterior com ilustração do tal Silvares e os nomes do colaboradores deste número.
Como se pode ver foi um excelente fanzine, do melhor que jamais deitou o rabo de fora por estas bandas. Não foi visto por quase ninguém (mesmo alguns dos colaboradores nunca lhe devem ter posto a vista em cima) e agora, graças ao maravilhoso mundo novo em que habitamos, aqui está ele, exposto no brilhante mundo virtual no qual existimos alegremente, com um público potencial nunca antes sequer imaginado.
Sou gajo para publicar os outros números.

2 comentários:

cartolas disse...

não se consegue ver em maior.Bolas!

Jo-zéi F. disse...

ÉPA!!!
Estes gaijos erom mesmo bons!
Onde é qu'eles andom???
Quero ver mais ...(p.f.).