terça-feira, 14 de abril de 2009

Sem título II


Tal como o desenho anterior também este não tem título. A iconografia remete para São Sebastião mas a leitura geral é mais obscura que confusa. Como já fiz este desenho há muito tempo, não consigo recuperar o sentido das figuras nem explicar a intenção de o ter feito. Fica assim mesmo, misterioso até para o autor.

4 comentários:

luísM disse...

Pois, aqui o fundo branco é mais abstracto, na outra é atmosfera. Provavelmente porque existe um chão a acompanhar o cavalicote humanizado, que "obriga" a que o espaço, que não tem textura nem forma, seja "naturalizado".
O S. Sebastião está em qualquer sítio e tudo se centra na forma, mesmo com a sombra, que é apenas "emanação" dramática.

Parece-me, porque isto é só a gente a falar, é claro!

Silvares disse...

Pois, vá-se lá saber o que leva um gajo a desenhar coisas como esta!
:-)

luisM disse...

Olha, olha, a pátina (como é que se escreve ?) do tempo deixou umas manchas amarelas curiosas... o branco está a ficar "matérico". Pode acontecer deixar uma velatura sem interesse por interferir nas formas, mas também pode construir uma "paisagem", um espaço mais convencional. Se te interessar até o podes controlar com a humidade, se não, o tempo está contra o desenho.

Silvares disse...

O tempo também tem o direito de participar na criação artística. Aliás, foi à custa do tempo e respectiva técnica de pátina que algumas reputações de mestres do passado foram consolidadas.