sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Espírito da Coisa - 5


Um Demónio no Inferno
50X70cm
óleo sobre tela
1998
Este será o único trabalho de O Espírito da Coisa executado a óleo. Concluída no ano já um pouco longínquo de 1998, esta tela tem uma história que não cabe aqui mas que faz dela um objecto muito especial para mim. Há já alguns anos que não trabalho a óleo. Os acrílicos são uma tentação demasiado forte e deixam menos desperdícios. São mais fáceis de manipular, os pincéis lavam-se com aguinha da torneira e secam com um rapidez estonteante. Os óleos exigem outro tipo de tarefas na manutenção do material e os diluentes a eles associados são demasiado incómodos para quem trabalha dentro de casa.
Um Demónio no Inferno é uma imagem de intimidade. Pai e filho brincam distraídamente com a imagem da mãe pairando sobre eles. Ao fundo um barqueiro ardente desempenha as suas tarefas quotidianas.

4 comentários:

Sol aos Quadradinhos disse...

des-graças Infernais1.
É Tristeza a mais.

Anónimo disse...

Com os óleos é tudo mais demorado. É necessária uma grande pachorra...
e no fim lavar os pincéis.

Recordações(obras)das Belas.

Com os miolos ao léu.

roserouge disse...

Aquilo lá ao fundo não será a Barca do Inferno? Cá pra mim...

Silvares disse...

A barca do inferno não está a arder. É uma coisa mais bucólica com o célebre Caronte a remar lânguidamente de uma margem para a outra do rio dos mortos. Este aqui, a arder daquela forma, sinceramente não sei quem é ou o que faz.