quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

2 desenhos e 1 pintura


Dois desenhos e uma pintura a partir da obra de Caravaggio que ilustra o tema (encontra-se com facilidade no Google e está associada ao artigo da Wikipédia do qual foi retirada a transcrição mais abaixo)



Isaac, Isaque ou Yitzhak (do hebraico יצחק, literalmente "ele vai rir") é um personagem da Bíblia Hebraica, era filho de Abraão com sua esposa Sara. Após seu nascimento, seu irmão bastardo Ismael foi enviado ao sul e a história do povo judeu segue então a linguagem do filho legítimo de Abraão.
Quando ainda pequeno, Isaac foi instrumento da maior prova de fé de Abraão, quando Deus ordenou que ele levasse Isaac ao alto de uma colina para sacrificá-lo. Ao ver que Abraão, resignado e com uma faca pronta para degolar o seu filho, Deus enviou um anjo a segurar sua mão, impedindo de matá-lo. (retirado da Wikipédia)

Esta história sempre me deixou intrigado. Abraão a subir ao monte para degolar a criança. Araão a descer o monte com a criança ao lado, ainda meio zaranza com as cabriolas caprichosas da vontade daquele Deus meio estrambótico que tão depressa lhe ordena a morte do filho como lhe ordena exactamente o contrário.




2 comentários:

the dear Zé disse...

E deus disse: vamos degolar o puto e fazer morcelas, mas como o almoço tinha sido abundante e bem regado, arrotou e corrigiu: afinal já não me apetece, leva lá o puto e põe-no a guardar o meu rebanho.

Silvares disse...

Foi mais ou menos isso. Já havia o "deus das moscas" este é o "deus das morcelas". É bem visto...